Kit básico de pincéis

26 jun

Um kit básico para se fazer todo o tipo de make é composto por sete pincéis, que listarei a seguir, seguindo uma ordem de prioridade (para quem vai comprar aos poucos, não tem erro).

1. PINCELÃO para PÓ

É um pincel grandão e bem fofo para passar pó de vários tipos, como solto, compacto, bronzeador e até alguns iluminadores soltos.
Dica: ele também serve de CORINGA para o blush, quando se quer atingir um efeito bem esfumaçado e natural.

2. PINCEL de CONTORNO

Trata-se de um pincel com tamanho médio e com ponta chanfrada para contornar o rosto.
Dica: também serve de coringa para o blush e iluminadores, mas neste caso, se tem um efeito mais pontual da cor.

3. PINCEL de BASE

Ele é usado para aplicar iluminadores pastosos, base cremosa ou líquida e um corretivo líquido para quem tem a pele manchada do sol ou até mesmo sardas. Também serve para fazer correção em acabamento de produtos pastosos, como um blush cremoso, por exemplo, quando aplicado após a base.
Dica: Se você usa base líquida, esse pincel não é necessário no seu kit, já que ela pode ser aplicada com as mãos e tem o acabamento exato na pele.

4. PINCEL ESFUMAÇADOR de SOMBRA

É um pincel bem fofinho e de tamanho médio. Ele dá um efeito rápido de sombra esfumaçada nos olhos e é recomendado para pigmentos e sombras em pó compactas. Mas por que ele vem antes do pincel próprio para sombra? Porque é possível fazer a maquiagem nos olhos com ele pelo jeito com que ele esfumaça.
Dica: É recomendado para fazer côncavos pelo seu formato que encaixa na dobra. Com um movimento de vai vem se obtém o efeito.

5. PINCEL para SOMBRAS

Pode ser de tamanho pequeno ou médio, fofo e com cerdas curtas. É indicado para sombras em pó e pigmentos. Seu objetivo é dar um acabamento pontual na sombra e para isso, é usado para aplicar cores em áreas mais pontuais dos olhos.
Dica: também pode dar um efeito esfumaçado, mas demora mais e não é tão eficaz para isso.
Dica 2: se o pincel for pequenininho, pode usar sombras pastosas e cremosas. Quanto menor as cerdas, mais pontual o efeito e a concentração do produto. Dá até para passar batom com ele.

6. PINCEL CHANFRADO

É um pincel de cerdas curtas, densas e com a ponta chanfrada. Ele é usado para fazer contornos e desenhos. Com ele é possível delinear tanto os cílios superiores como os inferiores, usar com delineador em pasta, além de servir para preencher a sobrancelha e depositar sombra  por cima do lápis ou na linha d’água (a região abaixo dos cílios inferiores).

7. PINCEL para LÁBIOS

É um pincel que possui cerdas curtas, bem densas e enceradas. Com ele dá para passar batom de maneira mais delineada, gloss cremoso e misturar pigmentos no gloss.
Dica: ele também pode servir para aplicar corretivo bastão ou cremoso em uma espinha pontual que pode aparecer antes daquela festa ou encontro; E pode também aplicar sombra pastosa com efeito pó no centro dos olhos.

Agora que você já sabe quais são os pincéis ideias para qualquer make, é preciso saber sobre suas cerdas.

CONCEITOS de CERDAS
Há dois tipos: as naturais e as sintéticas.
As cerdas NATURAIS são indicadas para produtos em pó. O acabamento de textura é eficaz.
Já os pincéis com cerdas SINTÉTICAS servem para produtos pastos ou cremosos. Esse tipo de cerda evita que o produto grude no pincel.

Na hora da compra, mesmo que sejam pincéis baratos, verifique se as cerdas são naturais para os produtos em pó e, se os pincéis para base, lábios e de sombra são sintéticos para produtos em creme.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: