Cuidando da pele

11 jul
Não adianta nada tanta maquiagem se não temos uma pele bem cuidada. Às vezes são tantos produtos, tantos detalhes, primer pra isso, primer praquilo, base aqui, corretivo ali, que esquecemos da importância de conservar a saúde da nossa pele, principalmente do rosto que é uma área super sensível. A rotina do dia-a-dia, a poluição, o stress, sol, entre outros fatores, castigam muito a nossa pele.  Todo cuidado é pouco.
Muito se lê por aí sobre cuidados com a pele, então vou tentar resumir e pegar um pouco de cada do que é importante e faz diferença no tratamento da pele.

Mas antes de mais nada, lembre-se sempre de consultar um dermatologista de confiança e ter uma orientação profissional (dr. Google não vale, viu?), porque cada caso é um caso. Eu tenho a pele extremamente sensível, e não é qualquer produto que me faz bem. Por isso, nada melhor do que ter uma consulta personalizada.

Pele Limpa

É essencial limpar muito bem a pele, removendo as células cutâneas mortas, impurezas e mesmo maquiagem.
A limpeza da pele pode ser feita através de sabonetes específicos para rosto, de acordo com sua pele. Isso é muito importante, porque além de limpar, você vai sentir sua pele hidratada. Nas farmácias encontramos marcas ótimas com essa finalidade, como L’Oreal, Nivea, Neutrogena, Johnson & Johnson, enfim, poderia citar várias.
Se você não tem nenhuma restrição, escolha uma marca que seja do seu gosto e siga a orientação da embalagem, se sua pele é seca, oleosa ou mista. A variedade de produtos é um ponto a nosso favor – não se adaptou a um produto, parta pra outro.
Se mesmo depois de testar alguns produtos sua pele não fica bem hidratada e saudável, talvez você precise de um sabonete específico feito em farmácias de manipulação receitada pelo seu dermato.
Eu uso o Nivea Visage Young ‘Wash Off!‘, que não obstrui os poros (não comedogênico), e ajuda a remover a maquiagem. Na nécessaire, tenho uma bisnaga da Estée Lauder ‘Perfect Clear’, porque com a poluição e correria do dia-a-dia, não dá pra lavar o rosto só 2x ao dia. Vale também carregar aqueles papéis de remover oleosidade como o NYX Blotting Paper ou o Blot Film da M.A.C, que parece um papel manteiga bem fininho, que por incrível que pareça, faz diferença. Ele absorve a oleosidade da pele e o brilho excessivo, e fica parecendo um papel absorvente de fritura ( iiiewww!). Eu ainda não testei esses dois, mas comprei um nas populares lojas de ‘1,99’ do Japão (as famosas quebra galho hyaku yen shops! Faz uma falta =/), e funciona.
Nunca pesquisei, mas deve ter na Liberdade em SP pra vender, e com certeza vai ser mais barato que as duas marcas acima. Não é algo essencial que valha a pena gastar dinheiro, só um “plus a mais”.
Após lavar  o rosto, utilizar um tônico adstringente para fechar os poros, se sua pele for oleosa ou mista; se sua pele for seca, utilize uma loção tônica hidratante, do contrário sua pele ficará ainda mais ressecada.

Proteção da Pele e Hidratação

Pela manhã, não importa se o tempo está nublado, use sempre um filtro solar com FPS 15, no mínimo, e vale também para todas as partes do corpo que ficarão em contato com a luz, mesmo a artificial. Vale também cremes hidratantes que possuem filtro solar.

Parece muita coisa, mas é importantíssimo começar o dia com filtro solar e hidratante. Aí vai da sua preferência e adequar à sua pele. O sol podem trazer ressecamento e manchas indesejáveis, além de envelhecimento precoce.

Preparando para Maquiagem

Esse passo varia muito de acordo com sua maquiagem.

Para o dia-a-dia, eu particularmente só uso meu Studio Fix da M.A.C, que é um pó+base. Mas neste passo, utilizamos os primers.

Os primers para face geralmente são líquidos, que deve ser espalhado antes da base de forma homogênea, como se fosse um creme mesmo. Ele ajuda a fechar os poros, controla brilho e oleosidade, alguns prometem agentes antioxidantes. São os bem falados Prep+Prime da M.A.C, mas marcas como Contém 1g, Clinique e Mary Kay, pra citar algumas, também têm.

Prep + Prime FPS 50 da M.A.C

Os primers para olhos, como já foi citado aqui, servem para aumentar a fixação e potencializar as cores das sombras. Dá uma boa diferença na hora de usar sombras que não são muito pigmentadas, sem precisar dar várias pinceladas, e ajudam a diminuir rugas desnecessárias nas pálpebras. Em bastão, líquido, creme, existem várias marcas como NYX, O Boticário, M.A.C, Contém 1g, Lancôme.

Há também os primers de lábios, que ajudam a hidratar e diminuir linhas, deixando os lábios macios, principalmente nessa época do ano que o frio aumenta o ressecamento dos lábios. Veja aqui outras dicas.

Outro fator importante é também o movimento que se faz ao passar os cremes. Use tudo de forma suave, sem esfregar.

Na testa – de baixo para cima;

Olhos e maçãs do rosto – do meio em direção à orelha;

Queixo e pescoço – no queixo, subir em direção às bochechas; do pescoço, em direção ao colo.

Ao final do dia, o processo de limpeza deve ser repetido, além de usar um removedor de maquiagem, para o rosto e um específico para os olhos. Dormir de maquiagem envelhece, portanto todo o processo de fazer um make é tão importante quanto removê-lo. Não se engane – não há maquiagem milagrosa que não causa danos à pele, mesmo as tão faladas minerais. A maquiagem não deixa a pele respirar, tornando-a oleosa, e fazendo-a perder sua viscosidade natural.

Lembre-se também de outros cuidados para uma pele saudável, como alimentação adequada, hidratação com muito líquido e claro, ter outros hábitos saudáveis como prática de esportes e tudo que envolve a boa saúde, como dar boas gargalhadas. =D

3 Respostas to “Cuidando da pele”

  1. Liane julho 12, 2010 às 9:23 AM #

    Oi Amanda… Nossa, super parabéns pelo site… estou adorando tudo!!!
    Menina vc deveria virar jornalista… tá escrevendo muito bem… tô impressionada!🙂
    Gostei muito desse post, não sabia desses primers… e olha que eu amo maquiagem, vc sabe… vou ver se acho um primer pros olhos, porque a sombra realmente sai muito facil as vezes!! Mesmo os de marca boa, eu sou bem alérgica e não posso com qualquer produto, é um saco! Tem cores lindas de algumas marcas mas me dá coceira. Eu uso bastante clinique, mas eles não tem tanta variedade…
    Bom… vou fuçar no resto do site agora…
    Parabéns!!
    Beijos

  2. Jessica julho 12, 2010 às 8:14 PM #

    Amanda’s! Estou adorando o blog de vocês!

    Por mais aficionadas em maquiagem que sejamos nós mulheres, sempre temos algo novo a aprender…. Por exemplo: mês passado eu simplesmente troquei tudo o que eu tinha de maquiagem. Comprei tudo novo! Pesquisei novidades, e fui atrás de antigos sonhos de consumo. E mesmo tendo fuçado muita coisa, assim como a Liane, eu também não sabia desse primer (Amanda N, meu aniversário está chegando!!! Se quiser me dar de presente!!! hehehe =P)

    Enfim, meninas… Parabéns pelo blog!

    Beijos!

  3. Cintia julho 17, 2010 às 12:10 AM #

    Oi Amanda!
    eu tenho o prime da MAC e adoro. Como tenho pele oleosa, ele é ótimo p/ dar o efeito mate e assim, a maquiagem duura bem mais….
    bjos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: