O colorido mundo dos vidrinhos: alergias

19 jul

Hey girls! =)

Vamos falar de esmaltes hoje? Esses vidrinhos cheios de cor que enfeitam nossas unhas, além de proteger e fortalecê-las. Quem resiste à uma corzinha nas unhas, mesmo que seja só uma base cor de rosa?

Infelizmente o que algumas pessoas não sabem, é que essas maravilhas também podem causar alergias, e esse é principal assunto de hoje.

Estima-se que 10% da população sofra de reações alérgicas ao esmalte.

O que me motivou a escrever é que eu mesma tenho alergia, e só fui descobrir muito tempo depois. As alergias são bem específicas, e as manifestações variam de pessoa pra pessoa.

Pra mim por exemplo, é através do contato da unha com a pele, principalmente do rosto, que causa alergia, que é a dermatite de contato. Causa uma coceira em volta dos olhos, vermelhidão e inchaço. Em mim se restringe a isso, mas para algumas pessoas vai muito além: basta passar o esmalte para a coceira se espalhar dos dedos, para as mãos, rosto e pescoço. Nos pés, não tenho problema algum, enquanto algumas pessoas não podem de jeito nenhum.

O que causa a alergia ao esmalte são seus componentes que auxiliam a sua aderência e  durabilidade, o formaldeído; o tolueno, que é um solvente presente desde sempre nos esmaltes (barato), e a mica, um pigmento próprio de esmaltes cintilantes e perolados. A mica também está presente em algumas maquiagens, principalmente em sombras.

O interessante é que o formaldeído e o tolueno são substâncias proibidas nos EUA e na Europa, por serem considerados prejudiciais à saúde. Houve boatos de que logo logo a Anvisa iria proibir essas substâncias também aqui no Brasil, o que me animou já que eu poderia comprar qualquer esmalte sem ter que ler a composição nas letras miúdas dos vidrinhos, mas checando o site da Anvisa, não há nenhuma proibição em vista. Há um projeto de lei em andamento, para banir definitivamente o formaldeído da composição de produtos de higiene pessoal e cosméticos, devido ao seu potencial tóxico. Vale lembrar que o formaldeído é/era composição das escovas progressivas, que já deu muito o que falar, por literalmente descabelar muita gente, sem falar em situações mais graves.

ALTERNATIVAS


No Brasil encontramos marcas nacionais livres dessas substâncias, como os da marca Argento, cujo preço é de um esmalte normal, cerca de R$ 3,50, e marcas como Risqué e Impala que possuem linha própria de esmaltes hipoalergênicos, mas o preço é mais alto, por volta de R$ 9,00. O problema é a variedade de cores: geralmente as cores variam do branquinho leite de côco ao vinho, cores básicas e sem criatividade. E talvez pelos seus componentes, esses esmaltes costumam lascar mais e durar bem menos que os esmaltes normais.

Este é um dos vermelhos da linha da Argento – no vidro! Quase nunca usei, a cor não me agrada. O que está nas minhas unhas é o Armadilha Rosa da linha Penélope Charmosa da Risqué, um dos meus rosas prediletos do momento.

Há também a opção de procurar pelos esmaltes importados, já que eles não possuem essas substâncias, podendo desembolsar a partir de R$ 30.00, pelo da Revlon, por exemplo. Há muito tempo, quando a Maybelline apareceu no Brasil, comprei um esmalte da linha e realmente não me deu alergia.

Mas se você é extremamente alérgica, é recomendado fazer um teste de toque junto ao dermatologista, para descobrir quais são as substâncias específicas que você é alérgica. Pode ser que você tenha alergia mesmo utilizando esses esmaltes hipoalergênicos.

Outra alternativa, que é a que funciona pra mim, é passar uma camada de base hipoalergênica, depois o esmalte comum, quantas camadas forem necessárias, e depois a base incolor hipoalergênica por cima, vedando o esmalte que me causa alergia. Costuma funcionar sem problemas, contanto que eu não fique coçando muito os olhos, mas isso depende de pessoa pra pessoa. O ideal mesmo é verificar com seu dermatologista qual é a melhor opção pra você.

Eu viveria em um mundo bem menos rosa sem minha base hipoalergênica.

Lembro de ter ficado muito triste quando descobri que era alérgica a esmalte, afinal o tratamento para alergias em geral é eliminar o agente agressor. Mas ainda bem que sempre há alternativas, do contrário hoje eu não teria levado 5 esmaltes rosa ao passar na farmácia e ver promo de baciada, hehehe. =)

Se você tem outras dicas e recomendações sobre alergias à esmalte, escreva pra nós!

4 Respostas to “O colorido mundo dos vidrinhos: alergias”

  1. Liane julho 20, 2010 às 3:35 PM #

    Morro de medo de ter alergia de esmalte… já vi dando em muita gente do nada. Já ouvi falar que depende até da imunidade, será??
    Bom saber que temos alternativas… mas espero não precisar delas…

    bjos

  2. Mayara :D julho 21, 2010 às 11:02 AM #

    Oooooooooi😀
    então, faz tempo que eu to tentando comentar, mas pc ta muito lerdo -‘, mas voltando ao assunto, rs, minha amiga tem alergia, então ela só passa esmalte da colorama, agora eu vo falar pra ela dessa base. Ah! E sobre o swatches, eu não acho pra comprar esmaltes da BU na minha cidade, mas assim que eu achar eu faço sim😀
    bj bj :*

  3. @alinerivieri julho 22, 2010 às 4:37 PM #

    Olá Amandas ‘amadas’…que lindas…obrigada por linkar o blog!!!

    Beijão flores!!!

  4. Marcia julho 30, 2010 às 12:29 AM #

    Olá pessoal,
    Bom,também sou alérgica e no meu caso alguns ditos hipoalergênicos que estão no mercado também me dão alergia.Os NutriVerniz da Colorama e os Impala.Meu corpo coça sem parar e fico com manchas vermelhas pelo corpo todo!Insuportável!Vou tentar a dica da base,tomara que dê certo!
    Atualmente uso os esmaltes da Revlon,Rimmel,NYC e alguns outros que vou testanto e vendo se dão alergia ou não!
    Adorei encontrar um post sobre Hipoalergênicos..Valeu mesmo gente!
    Beijoos

Deixe uma resposta

