Capa da Vogue ITA de agosto = hábitos de consumo

12 ago

Gente!

Não sei se já viram, mas foi notícia em alguns veículos brasileiros e internacionais: a capa da edição de agosto da revista Vogue italiana. Tinha que comentar sobre isso aqui no Make Yourself UP.

A publicação mostra a modelo Kristen McMenamy, de 45 anos, fotografada por Steven Meisel, em um cenário de mancha de petróleo. O editorial foi concebido pela editora da revista, Franca Sozzani.

Nas fotos, a modelo aparece desmaiada em um cenário de destruição – uma crítica ao desastre ambiental causado pelo vazamento de petróleo da britânica BP.

O jornal espanhol “El País” comentou em seu site que “na moda restam poucos tabus”, e acrescentou que a modelo já apareceu na capa da revista em julho de 2009, mostrando um “novo paradigma de beleza”, com sua “impactante cabeleira de tom prata”.

Olha, mais do que se preocupar com nossa beleza, precisamos nos preocupar com o mundo, precisamos nos notar mais e preservar o que temos.

Esse ensaio da Vogue me chocou. Ele é um soco no estômago e muito sombrio, por mostrar a destruição e, porque não, revelar um possível futuro do nosso planeta, não é? Ao mesmo tempo, é inspirador, marcante e sensorial por mostrar uma beleza estonteante, de desconcertar mesmo.

O editorial não mostrou somente roupas ou tendências. Ele é uma tendência por si próprio e uma prova de que, mais e mais, a comunicação e o mercado editorial vão publicar matérias para pensarmos  sobre nossos hábitos de consumo.

Simplesmente genial.

 Vejam:

 

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3 Respostas to “Capa da Vogue ITA de agosto = hábitos de consumo”

  1. Amanda N agosto 12, 2010 às 11:56 PM #

    Esse cinzento do cabelo dela e do visual me lembrou a capa da Lady Gaga na Vanity Fair, mas o assunto aqui é sério. Realmente, fizeram pra chocar, e chocar ainda é um meio de chamar a atenção para coisas sérias, do que simplesmente falar, infelizmente. O ensaio tem sua beleza, que não vem do óbvio, mas mais que isso, é interessante ver o mundo da moda se movimentando, já que geralmente é rotulado de fútil. A gente vê que cada vez mais as marcas de cosméticos e roupas estão se conscientizando em relação aos seus hábitos, seja sendo cruelty free, seja pesquisando e utilizando sem degradar o meio ambiente, já que os consumidores também estão cada vez mais conscientes.
    Bom, o recado está dado!

  2. Liane agosto 13, 2010 às 10:37 AM #

    Isso é medonho! Muito medo…
    Mas muito interessante mesmo… é bom ver que eles buscam conscientizar o povinho da moda também… é bom chocar de vez em quando, só assim pra causa impacto! As pessoas têm que acordar pra realidade, que não é tão bonita e glamourosa!

  3. Lais agosto 16, 2010 às 10:56 AM #

    Oi flor, claro que voce pode divulgar aqui. Seu blog ta lindo. Bj

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