Saúde e Beleza: cuidados com a alimentação

9 nov

Queridos,

Hoje deixo a palavra com minha querida amiga Thaysa, que é nutricionista, e participa pela primeira vez como colaboradora no blog, falando de Nutrição e saúde, afinal sabemos que tem tudo a ver com beleza! Temos que nos cuidar, e a saúde começa pela boca! Boa leitura! =D

Amanda N

 

A Pirâmide Alimentar – Noções Básicas de Nutrição


A maioria das pessoas sabe que a adoção de uma alimentação
balanceada é fundamental para a manutenção da saúde. E que aliado a isso,
devemos praticar atividade física regularmente para alcançarmos uma boa
qualidade de vida.
Porém o que muitos não sabem é que alimentar-se de forma saudável
e balanceada é mais fácil do que se imagina! Esqueça aquelas revistas
direcionadas ao público feminino que prometem um corpo enxuto como o da
Gisele Bündchen em poucas semanas! Isso é balela! O melhor caminho para
uma perda de peso saudável e duradoura é a reeducação alimentar.
Em 1999, a Dra. Sonia Tucunduva, nutricionista e professora do
Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, trouxe
para o Brasil a pirâmide de alimentos desenvolvida para a população norte-
americana e adaptou-a para a população brasileira, baseando-se em nossos
hábitos alimentares.
A Pirâmide de Alimentos Brasileira é um instrumento gráfico largamente utilizado por nutricionistas na orientação de seus pacientes. É um instrumento de fácil compreensão, no qual os alimentos estão divididos em 8 grupos, com os respectivos números de porções que devem ser consumidos diariamente. O número de porções varia de acordo com a necessidade calórica diária de cada indivíduo e o seu cálculo é feito considerando-se idade, sexo, peso, altura e nível de atividade física.


A seguir, uma breve explicação sobre os grupos de alimentos e a sua localização na pirâmide:
Grupo 1 Cereais, tubérculos e raízes: é a base da pirâmide, ou
seja, representa o grupo de alimentos que deve ser consumido em maior
quantidade, pois são os alimentos fontes de energia.
Grupos 2 e 3 Verduras e Legumes/Frutas: estão no 2º nível da
pirâmide, o que significa que também devem ser consumidos em grandes
quantidades, já que é através desses alimentos que obtemos a grande maioria
das vitaminas e minerais que nosso organismo necessita para funcionar
perfeitamente.
Grupos 4, 5 e 6 Leite e derivados/Carnes e Ovos/Leguminosas:
presentes no 3º nível da pirâmide, são os alimentos que nos proporcionam
o aporte protéico que necessitamos; além de outros micronutrientes, como a
vitamina B12, o cálcio, o ferro e o zinco, essenciais para o nosso corpo.
Grupos 7 e 8 Óleos e Gorduras/Açúcares e Doces: no topo da
pirâmide, estes grupos de alimentos devem ser consumidos com muita
moderação, em decorrência de sua alta densidade de gordura e energia.
Como vocês podem ver, guiando-se por essa pirâmide, conseguir uma
alimentação balanceada se torna uma tarefa muito mais fácil! O importante
é ter bom-senso na hora de escolher tanto os alimentos como o tipo de
preparação, além de prestar atenção na quantidade (número de porções) que
estamos ingerindo.
Por isso, fica a dica: da próxima vez que fizer uma refeição, preste
atenção no seu alimento, concentre-se no ato de comer e saboreie cada
momento da sua refeição, afinal comer é um dos grandes prazeres da vida!
Atenção: o conteúdo deste artigo é apenas informativo e não substitui a
necessidade de uma consulta com um profissional. Se você deseja, de
fato, modificar a sua dieta e obter orientações personalizadas, consulte um
nutricionista.

 

 

2 Respostas to “Saúde e Beleza: cuidados com a alimentação”

  1. Liane novembro 11, 2010 às 10:18 AM #

    Adorei a matéria… muito bom pra ter uma ideia do assunto! Alimentaçã balanceada é quase utopia pra mim, na correria… precisa de muita disciplina. Mas tem que começar, né?

    Parabens meninas, tão inovando!

    Bjux

  2. Liane novembro 11, 2010 às 10:26 AM #

    Alias, eu quase não gosto de revistas femininas em geral… acho tudo muito vago. Acho que se existisse uma revista Make Yourself Up, comprava fácil😀

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