Cruelty Free

3 jan

Em muitos posts, costumo falar de marcas que são cruelty free com a maior felicidade. Como diz o nome, produtos cruelty free são de marcas que, basicamente, não realizam testes em animais de seus produtos.

Assim como o veganismo alimentar, acho importante a consciência do impacto que causamos ao consumir determinados produtos, mas não acho legal impor nada a ninguém. Acho válido todos os meios de conscientização e informação, mas não podemos escolher por ninguém. Dou preferência aos produtos cruelty free, afinal se é pra consumir, por que não com consciência? Por que não evitar que animais sofram por produtos de beleza, se existem alternativas? A maioria dos produtos veganos, sejam cosméticos ou pincéis, geralmente não tem diferença de preço, pelo contrário, encontro muitos produtos mais baratos que a média do mercado.

Infelizmente, o mundo vegan é visto de forma muito anarquista e negativa pelo seu ativismo por muitos ainda, mas a fama procede: não dá pra ser radical se queremos conscientizar. Não adianta mostrar vídeos e fotos de crueldade, que com certeza impressionam, mas não é assim que a gente muda as coisas. Eu pelo menos detesto quando tentam me chocar à força. O melhor é ser informativo e fazer com que as pessoas busquem informações e conhecimento. Por isso, não vou aqui impor a ninguém aqui que marca usar ou dar preferência, e sim informar sobre um assunto que pode mudar de rumo com você. Sempre que faço a resenha de algum produto, faço questão de frisar a importância de ser cruelty free. Se você nunca se perguntou qual é a importância disso, chegou a hora.

Um dos primeiros blogs que conheci e virei fã quando comecei a ler mais sobre make up na web, foi o blog Cruelty Free Make Up. O blog fala apenas de produtos veganos e rotulados de cruelty free, assim podemos conhecer quais marcas testam ou não seus produtos em animais. Nem todas as marcas vêm com o rótulo de cruelty free em suas embalagens, então é sempre bom acompanhar novidades. Lá tem muitas dicas sobre produtos veganos e alternativas conscientes, como por exemplo, coletores menstruais. Você já conhece?

Marcas

O bom é saber que cada vez mais, as empresas se mostram preocupadas e conscientes. E por quê? Porque o mercado dita as regras, e se nós, que fazemos o mercado, começarmos a consumir com consciência, as empresas se adaptam.

Algumas marcas brasileiras que não testam seus produtos em animais: Água de Cheiro, Amend, Anaconda, Bio Extratus, Contém 1g, Davene, Sun Block, Éh Cosméticos, Ecologie, Embelleze, Farmaervas, Tracta, Granado, Impala, L’aqua di Fiori, Leite de Rosas, Mahogany, Max Love, Elke, Giovanna Baby, Phytoervas, Nazca, Ox, O Boticário, Racco, Shizen, Sensória, Valmari, Vita-a, Vita Derm, Yamá, Weleda. São alguns exemplos de empresas brasileiras que já estão nessa tendência.

Veja a lista completa aqui.

Marcas internacionais cruelty free: Chanel, Clinique, Estée Lauder, Herbalife, L’anza, Lush, M.A.C., Payot, Revlon, The Body Shop, Victoria Secrets, NYX, Urban Decay. No site da PETA, você pode consultar outras marcas.

PS: é bom sempre dar uma conferida na lista atual, porque algumas empresas estão entrando e saindo da lista “negra” da PETA, então se você quiser consumir uma marca vegan, vale a pena conferir lá no site antes. Eles têm listas completas de marcas que testam e que não testam em animais.

A Urban Decay é uma das grandes empresas defensoras do veganismo. A empresa americana já está no mercado há 15 anos, e já ganhou diversos prêmios, inclusive da PETA, por seu esforço e filosofia. Infelizmente a empresa não entrega diretamente produtos aqui no Brasil, então não é exatamente fácil de encontrar por aqui. Seus best-sellers são o famoso primer de sombra, o Primer Potion e a palette de sombras Naked (que acabou de ganhar a versão 2.0). Ainda não tenho nada da UD porque acho a marca bem cara comparada a outras similares, mas dá pra notar o cuidado que a marca tem com seus produtos, daí vale a pena testar os produtos.

As incríveis palettes da Urban Decay

Produto NYX mostrando o selo no rótulo.🙂

Algumas empresas que realizam testes em animais: Colgate-Palmolive, Gessy Lever / Unilever, Johnson & Johnson, Procter & Gamble, Cover Girl, L’Oréal (e suas marcas Biotherm, Cacharel Perfumes, Garnier), Giorgio Armani, Helena Rubinstein, Kérastase, Kiehl’s, Lancôme, La Roche Posay, Matrix Essentials, Maybelline, Ombrelle, Plenitude, Ralph Lauren Perfumes, Redken, Soft Sheen, Studio Line, Vichy.

O que posso fazer pelo mundo?

Pra se manter antenado no que há de inovador no campo do consumo inteligente, tem que ir atrás mesmo! Afiliar-se a grupos também ajuda, como o Greenpeace, que é bem abrangente e sim, você vai ter um bombardeio de informações, mas é bem bacana pra quem se interessa. E claro, outros passos mais simples e presentes no dia-a-dia, como reciclagem, já é um começo. O importante é ter consciência do seu consumo, sempre!

Infelizmente ainda não dá pra sobreviver num mundo totalmente cruelty free, mas o jeito é acompanhar novidades. Da forma como o mundo evolui hoje em dia, tudo pode mudar num piscar de olhos. Resta saber se você vai acompanhar essas mudanças.😉

Fiquem à vontade para deixarem outras dicas!🙂

9 Respostas to “Cruelty Free”

  1. Heloisa Loja janeiro 3, 2012 às 12:07 PM #

    Amei o post!!! muito bom mesmo!
    Beijo

  2. Thaysa janeiro 3, 2012 às 6:16 PM #

    Acho que logo logo essas empresas que fazem testes com animais vão deixar de fazer, como vc disse, as coisas evoluem mto rápido hj em dia! =)

  3. Grah março 18, 2012 às 10:58 AM #

    Oi!

    Onde vc encontrou a informação de que Nivea e Christian Dior são cruelty free? Nenhuma das duas está nas listas da PETA, dos que testam e dos que não testam!

    Em relação à Avon, ela foi reincluída recentemente na lista das empresas que testam em animais porque, tendo em vista não querer perder o mercado chinês, aceitou que seus produtos sejam testados em animais lá (exigência da China para autorizar que os produtos sejam vendidos naquele país).

    • Amanda N março 18, 2012 às 12:19 PM #

      Olá!

      Eu havia lido em dois blogs tidos como referência sobre testes em animais, e ainda assim chequei no site da Peta, mas entrei e infelizmente não achei a Nivea, nem a Dior. E é estranho, eles realmente não estão em nenhuma das listas, talvez estejam sob investigação.

      Essa história da Avon é cabeluda, porque eles chegaram a anunciar internacionalmente que não testavam em animais, mas voltaram na surdina, claro. =/

      Obrigada pelas informações, estou atualizando o post!

      Beijos

      • Grah março 19, 2012 às 12:51 PM #

        Por nada!
        A PETA criou uma lista chamada “Companies Working for Regulatory Change” e incluiu a Colgate-Palmolive Co. (a única empresa, por enquanto). Mandei uma mensagem pelo Fale Conosco da Colgate, pedindo para parar com os testes em animais e eles me mandaram a seguinte resposta:

        “É com grande satisfação que registramos o contato realizado com a COLGATE-PALMOLIVE, através do Centro de Atendimento ao Consumidor.
        Agradecemos por entrar em contato para dividir conosco suas preocupações sobre o uso de animais em testes de segurança de produtos. A Colgate-Palmolive há muito tempo adota políticas globais para minimizar e eliminar o uso de teste em animais na fabricação de produtos de consumo.
        No centro destes compromisso estão nossos 20 anos de esforços para incentivar o desenvolvimento de alternativas que sejam cientificamente válidas e que possam ser aceitas pelas agências regulatórias. Nós somos líderes em promover, encorajar e participar no desenvolvimento, validação e aceitação de métodos alternativos aos testes em animais, investindo anualmente mais de um milhão de dólares em pesquisas com essa finalidade. Nós trabalhamos de perto com as agências regulatórias para demonstrar como testes alternativos podem ser incorporados aos requisitos de segurança para produtos de consumo.
        Nós também mantemos nosso compromisso com essa causa através do apoio e envolvimento com a European Partnership for Alternative to Animals (EPAA) e com o Institute for In Vitro Science (IIVS). A Colgate-Palmolive ativamente compartilha seus progressos para reduzir o uso de animais em testes e no desenvolvimento de alternativas, assim essa informação pode ajudar outras empresas em suas próprias iniciativas de minimizar o uso de animais.
        Recentemente, o PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) criou a lista “Trabalhando por Mudanças Regulatórias” para promover ativismo corporativo na pesquisa de alternativas. A Colgate-Palmolive é a primeira companhia a atender os rigorosos critérios do PETA e lidera esta lista.
        Globalmente existem circustâncias em que as agências regulatórias exigem que os testes de segurança dos produtos sejam feitos em animais. Nestas situações limitadas, os testes são conduzidos somente em locais contratados que cumpram não somente com as exigências governamentais mas também os padrões mais rigorosos impostos pela Colgate-Palmolive, padrões estes estabelecidos em parceria com grupos de proteção ao bem-estar dos animais. Em 2010, não foi realizado nenhum teste em animais.
        Nós esperamos que chegue o dia em que todos os estudos de segurança possam ser feitos sem a utilização de animais, e nós continuaremos a trabalhar para que esse dia chegue o mais cedo possível.
        Mais uma vez agradecemos por nos procurar sobre esse assunto tão importante Finalizando, agradecemos sua atenção e achamos útil lembrar que permanecemos à disposição para quaisquer informações adicionais, críticas ou sugestões.
        Atenciosamente,
        Camila Silva
        Atendimento ao Consumidor
        Colgate-Palmolive”

        Achei válido e rezo para que esses absurdos acabem logo… Enquanto isso não acontece, continuo boicotando essas marcas. Creme dental, por exemplo, só Condor (ou Contente, mas não acho este de jeito nenhum!).
        Beijos!

      • Amanda N março 21, 2012 às 9:24 PM #

        Grah, muito interessante essa sua troca de informações com a Colgate. Eu sou dentista, e mesmo assim não encontro pasta da Contente! Já entrei em contato com eles pra solicitar uma visita, e até agora nada.

        A gente fica feliz em saber dessas novidades, e dá pra notar que as coisas estão mudando rápido, tanto pro bem quanto pro mal, já que enquanto algumas empresas avançam, algumas como a Avon retrocedem.

        Obrigada mais uma vez pelas informações e pela visita!!

        Beijos

      • Grah março 23, 2012 às 11:28 AM #

        Por nada, Amanda!
        Outra notícia ótima publicada esses dias: L’Oreal apoia programa de testes sem uso de animais: http://www.anda.jor.br/19/03/2012/loreal-apoia-programa-de-testes-sem-uso-de-animais
        Tomara que dê tudo certo, pois é uma marca bastante popular.🙂
        Beijos!

  4. Lu maio 4, 2012 às 5:29 PM #

    Parabéns pelo post, Amanda! A gente não encontra muita coisa a respeito, e quando encontra, é informação rasa e desencontrada. Os comentários também foram esclarecedores. Pra ser sincera que não estava nada por dentro até pouco tempo, vendo uma embalagem da NYX com o coelhinho. Achei muito legal, e acho demais o blog apoiar essa atitude, que realmente espero ser tendência.
    Parabéns, precisamos de mais jornalista como você que informe de verdade e de forma fácil.
    No mais adorei o blog, não conhecia, vou visitar sempre.
    Beijos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: